Café descafeinado: o que é e quais seus efeitos? | Baggio Café
Duas  xícaras de café descafeinado Baggio apoiadas em uma mesa de madeira.

Café descafeinado: o que é e quais seus efeitos?

O consumo do café descafeinado está aumentando e não apenas no Brasil. As motivações dos consumidores são variadas e vão desde aproveitar as especificidades gustativas da bebida até os benefícios à saúde.


Apesar desse crescimento, muitas pessoas ainda não entenderam os processos por trás da bebida. Vamos conhecer mais? 


Vem com a gente para conhecer as nuances do café descafeinado e, claro, aplicar esse conhecimento na escolha da sua bebida do dia a dia. Tenha uma boa leitura!


Índice 


O que é o café descafeinado?

O café descafeinado é uma variação do café tradicional que passa por um processo industrial para remoção da cafeína, substância química natural presente nos grãos.


A cafeína, apesar de não ser prejudicial à saúde quando o consumo é moderado, consiste em um estimulante natural. Ou seja, ela gera uma sensação de bem-estar, mas para algumas pessoas pode causar agitação e agravar sintomas da ansiedade e gerar uma má resposta gástrica.


Quer saber mais sobre seus efeitos? Confira nosso conteúdo sobre o que é cafeína e para que ela serve!


Qual a diferença para o café normal?

A principal diferença entre o café normal e o café descafeinado é a concentração de cafeína.


Estudos têm comprovado que o consumo moderado da bebida é benéfico à saúde e, mesmo com o processo para remoção da cafeína, muitas das outras substâncias presentes no grão são mantidas.


O grão de café descafeinado, por exemplo, concentra cerca de 85% dos antioxidantes em relação à opção sem processamento.


Portanto, a composição do café descafeinado é levemente diferente do tradicional, o que resulta em pequenas alterações no aroma, sabor e cor da bebida, ainda que o objetivo seja sempre preservar, o máximo possível, as características originais.


Como o café descafeinado é feito?

O processo de extração da cafeína do café não é nada simples ou fácil. Essa etapa deve acontecer com os grãos ainda verdes, antes da torra.


Atualmente, existem diferentes opções pelas quais é possível produzir o café descafeinado. Conheça as principais a seguir.


Solvente

A descafeinação do café é muita das vezes realizada com o uso de solventes químicos, principalmente o cloreto de metileno ou acetato de etila.


Esse método mais antigo pode envolver a técnica direta ou indireta.


Método direto

No método direto, os grãos de cafés são cozinhados no vapor e, na sequência, mergulhados em solventes químicos que se ligam à cafeína, extraindo-a do grão.


Em seguida, os grãos são cozidos no vapor novamente para remoção dos resíduos de solventes químicos.


Método indireto

No método indireto, o grão é cozido e a cafeína e outras substâncias são liberadas na água.


Em seguida, o líquido é tratado com solvente químico que elimina a cafeína. O líquido resultante sem cafeína é então devolvido aos grãos que reabsorvem as demais substâncias para o café preservar muitas das suas características originais.


Gás carbônico

Uma técnica mais moderna e que tem ganhado espaço por ser mais sustentável e preservar melhor o sabor e aroma do café utiliza gás carbônico.


Nesse método, utiliza-se uma câmera de alta pressão para bombear o dióxido de carbono (CO₂) líquido nos grãos. Ele se liga à cafeína e é removido por alta pressão, preservando os grãos descafeinados.


Lavagem de grãos

Uma abordagem mais recente e que também tem ganhado espaço devido aos benefícios, é a lavagem dos grãos.


Nesse método, utiliza-se água enriquecida com compostos do café, mas sem a cafeína, para remoção da substância.


Mountain Water Process

A Mountain Water Process é um processo de descafeinação indireta por meio de lavagem de grãos.


Nessa técnica, primeiramente, é usada uma água especial, extraída de picos montanhosos para garantir um líquido puro e naturalmente enriquecido.


Os grãos são cozidos no vapor dessa água para ficarem prontos para a extração da cafeína utilizando a solução saturada à base de água que consegue preservar os demais compostos dos grãos de café.


A filtragem para extração da cafeína dos grãos inclui o uso de carvão ativado para maior pureza dos grãos e outras etapas adicionais que garantem menores concentrações de cafeína no produto final.

 

Café descafeinado sendo coado em um coador de papel.


O café descafeinado realmente não tem cafeína?

Dada a complexidade da descafeinação, é de se esperar que o processo não seja totalmente eficaz, ainda que seja quase.


Em geral, a quantidade residual de cafeína no café descafeinado é de apenas três miligramas por xícara, enquanto no tradicional esse valor fica entre 70 e 140 miligramas.


E conforme as técnicas de descafeinação tornam-se mais modernas, ficam também mais eficazes. Na lavagem de grãos, por exemplo, é possível remover até 99,9% da cafeína dos grãos com alterações mínimas nas características mais valorizadas da bebida, como aroma, sabor e cor.


3 benefícios do café descafeinado

O café descafeinado apresenta benefícios à saúde assim como o café normal e pode até ser mais recomendado em alguns casos.


#01 Prevenção de doenças

Estudos têm mostrado que o consumo do café, em geral, é bom para a saúde. Uma pesquisa realizada pela Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard (EUA) apontou que a bebida contribui na prevenção de doenças, como condições cardíacas, diabetes tipo 2 e doenças do fígado.


Mesmo com o processo de descafeinação, os grãos preservam alguns dos componentes mais benéficos do café, como os antioxidantes, os ácidos polifenóis e hidroxicinâmicos.


No café descafeinado também estão presentes substâncias como potássio, niacina, vitamina B3 e magnésio.  


#02 Redução dos sintomas de azia e gastrite

Devido à cafeína, o café normal pode ser prejudicial para pessoas com tendência à azia e gastrite, causando desconforto gastrointestinal em decorrência da acidez da bebida.


Uma vez que a acidez e amargor do café estão relacionados à presença da cafeína, a opção pelo café descafeinado contribui para aliviar esses desconfortos em consumidores com sensibilidade gástrica.


#03 Fortalecimento do sistema neurológico

De acordo com estudos realizados nos Estados Unidos indicam que há benefícios do consumo do café descafeinado para o sistema neurológico, contribuindo na prevenção de doenças como o Alzheimer e Parkinson.


Quais são os efeitos colaterais?

Uma questão muito falada é quanto aos efeitos colaterais do café que podem incluir insônia, ansiedade, agitação, aceleração cardíaca, desconforto gástrico e até dor de cabeça.


Esses efeitos, entretanto, estão relacionados à ação estimulante da cafeína e só costumam aparecer quando a substância é ingerida em excesso.


Por essa razão, o café descafeinado não apresenta efeitos colaterais, uma vez que as concentrações de cafeína no grão são significativamente menores.


Afinal, para quem é o café descafeinado?

O café descafeinado é uma opção para qualquer pessoa que deseje, mas pode ser particularmente benéfico em alguns casos, como:


  • pessoas com ansiedade e tendência à agitação;
  • quem tem efeitos gastrointestinais indesejáveis devido à cafeína;
  • pessoas com tendência à dor de cabeça associada à cafeína;
  • quem deseja reduzir o consumo médio de cafeína;
  • quem gosta de tomar café à noite.

Portanto, o café descafeinado atende às necessidades reais e, devido à modernização dos processos, promove uma experiência tão rica quanto o café tradicional para os amantes da bebida.


Conclusão

O café descafeinado é uma opção cada vez mais frequente nas casas brasileiras e tem ganhado a atenção de apaixonados pela bebida.


O processo de extração da cafeína não é nada simples, mas a tecnologia tem sido uma aliada para métodos mais eficazes que resultam em menores concentrações de cafeína nos grãos e preservação dos aromas e sabores.


Cada um tem um motivo para adotar o café descafeinado, mas o fato de não gerar efeitos colaterais relacionados à cafeína é realmente um ponto importante, ainda mais que, mesmo assim, são mantidas outras substâncias que tornam o café uma bebida saborosa e saudável.


Quer se aprofundar no universo do café? Vem conferir mais conteúdos exclusivos no nosso Blog!

Postagem anterior
Postagem seguinte
Fechar (esc)

Popup

Use this popup to embed a mailing list sign up form. Alternatively use it as a simple call to action with a link to a product or a page.

Age verification

By clicking enter you are verifying that you are old enough to consume alcohol.

Buscar

Adicionado ao carrinho